Notícia publicada originalmente na Folha de S.Paulo

O medo da violência levou 72% dos brasileiros a mudar de alguma forma a rotina com a qual estavam habituados, mostra a mais recente pesquisa Datafolha sobre os impactos da violência e da segurança pública —ou da falta dela— na população.

O levantamento ouviu presencialmente 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 113 municípios do país entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro da amostragem geral é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, no nível de confiança de 95%.

Em termos práticos, diz a advogada Cecília Mello, desembargadora aposentada do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3.ª Região) e especializada em direito penal, o resultado mostra que a insegurança está cada vez mais próxima da população.

“Antes havia a ideia falsa de uma violência controlada. Daquela premissa de que ‘comigo não vai acontecer’, que ‘acontece com fulano porque não presta atenção’. Mas o problema escalou de tal maneira que mostrou que ninguém está imune à violência.”

Cofira a reportagem na íntegra: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/12/medo-da-violencia-muda-algo-na-rotina-de-72-dos-brasileiros-diz-datafolha.shtml

 

Tags: , ,